sábado, 30 de novembro de 2013
Colaboradores do Céu
Olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé. Hebreus 12:2
Hoje, como no passado, todo o Céu está observando, para ver a igreja se desenvolver na real ciência da salvação. Cristo comprou a igreja com Seu sangue e anseia revesti-la de salvação. Ele a fez guardiã da sagrada verdade e deseja que participe de Sua glória. Mas para que a igreja na Terra seja um poder educador no mundo, ela deve cooperar com a igreja no Céu, representando a Cristo. O coração dos que são membros da igreja deve estar aberto para recebê-la cada raio de luz que Deus escolher conceder. Deus tem luz a nos conceder de acordo com nossa habilidade de recebê-la e, à medida que recebermos a luz, seremos capazes de receber mais e mais os raios do Sol da Justiça.
Necessita-se de um grau mais elevado de espiritualidade na igreja. Necessita-se de uma purificação do coração. Deus conclama Seu povo a assumir o posto do dever. Suplica que se descontamine daquilo que foi revelado como o veneno das igrejas: a exaltação daqueles que são colocados em posição de confiança. Há uma importante obra a ser feita. Ajoelhados, homens e mulheres devem buscar a Deus com fé, e então sair para pregar a palavra com poder enviado do alto. Tais crentes vêm diretamente da câmara de audiência do Altíssimo, e suas palavras e obras promovem a espiritualidade. Ao entrarem em contato com princípios errôneos, fundamentam-se firmemente nas palavras: "Está escrito". [...]
A igreja, atualmente, necessita de pessoas que, como Enoque, andem com Deus, revelando Cristo ao mundo. Os membros de igreja precisam atingir uma norma mais elevada. [...] Cristo é de novo crucificado por muitos que pela condescendência consigo mesmos permitem que Satanás obtenha domínio sobre eles. A igreja necessita de homens e mulheres consagrados para proclamar ao mundo a mensagem de salvação, apontando o Cordeiro de Deus aos pecadores [...].
Com piedade e compaixão, com terno anseio e amor, o Senhor contempla Seu povo tentado e provado. [...] É desígnio de Deus que todos sejam experimentados e provados, para que Ele possa ver se eles são leais ou desleais às leis que governam o reino do Céu. Aos últimos, Deus permite que Satanás se revele como mentiroso, acusador e assassino. Assim, o triunfo final de Seu povo se torna mais acentuado, mais glorioso, mais completo e abrangente (Review and Herald, 4 de dezembro de 1900).
sexta-feira, 29 de novembro de 2013
Templo de Deus
O templo de Deus, que sois vós, é santo. 1 Coríntios 3:17
A igreja na Terra é o templo de Deus e deve assumir perante o mundo proporções divinas. Esse edifício deve ser a luz do mundo. Deve ser composto de pedras vivas, estreitamente justapostas, uma pedra encaixando-se na outra, perfazendo um edifício sólido. Nem todas essas pedras são de feitio ou dimensões iguais. Algumas são grandes, outras pequenas, mas cada qual tem seu lugar a preencher. Em todo o edifício, não deve haver uma só pedra malformada. Cada qual é perfeita. E cada pedra é uma pedra viva, que emite luz. O valor das pedras é determinado pela luz que refletem ao mundo.
Agora é o tempo de serem as pedras tiradas da pedreira do mundo e levadas para a oficina de Deus, para serem talhadas, ajustadas e polidas, a fim de que possam brilhar. Esse é o plano de Deus, e Ele deseja que todos os que professam crer na verdade preencham seu respectivo lugar na grande obra para este tempo. [...]
É desígnio de Deus que Sua igreja avance sempre em pureza e conhecimento, de luz em luz, de glória em glória. [...] Sua igreja é a corte de vida santa, cheia de variados dons, e dotada do Espírito Santo. São designados pelo Céu deveres adequados a cada membro da igreja na Terra, e todos devem buscar sua felicidade na felicidade daqueles a quem ajudam e beneficiam.
Através dos séculos de trevas morais, de contenda e perseguição, a igreja de Deus tem sido como uma cidade edificada sobre um monte. De século em século, por sucessivas gerações até ao tempo presente, as puras doutrinas da Bíblia têm se revelado por meio dela. A igreja de Deus, enfraquecida e defeituosa como aparenta ser, é na Terra o único objeto a que Ele consagra em sentido especial Seu amor e atenção. A igreja é o cenário de Sua graça, no qual Ele Se deleita em realizar experiências de misericórdia em corações humanos.
A igreja é a fortaleza de Deus, Sua cidade de refúgio, a qual Ele mantém em um mundo revoltado. Qualquer traição a seu sagrado depósito é traição Àquele que a comprou com o precioso sangue de Seu Filho unigênito. Pessoas fiéis constituíram desde o princípio a igreja de Deus sobre a Terra. Ele pôs essas testemunhas, através do concerto, em contato com Ele mesmo, unindo a igreja da Terra à do Céu. Enviou Seus anjos para cuidar de Sua igreja, e as portas do inferno não puderam prevalecer contra Seu povo (Review and Herald, 4 de dezembro de 1900).
quinta-feira, 28 de novembro de 2013
Separados do Mundo
Guardai-vos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna. Judas 21
Aqueles que ouvem dos lábios de Cristo as palavras: "Muito bem, servo bom e fiel" (Mt 25:21) serão ministros heroicos da justiça. Pode ser que nunca preguem do púlpito, mas, leais à compreensão das reivindicações de Deus sobre eles, zelosos por Sua honra, ministrarão àqueles que foram adquiridos pelo sangue de Cristo. Verão a necessidade de introduzir em sua obra uma mente voluntária, um espírito diligente, e sincero e abnegado zelo. Não atentarão para o melhor modo de preservar a própria dignidade, mas, mediante atenção e cuidado, procurarão alcançar o coração daqueles a quem servem. [...]
O apóstolo Paulo nos estimula com insistência [a buscar] as vantagens que estão ao nosso alcance: "Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus" (2Co 7:1). Devemos nos separar do mundo em essência e prática, se desejamos nos tornar filhos e filhas de Deus. Em Sua oração por Seus seguidores, Cristo pediu: "Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal. Eles não são do mundo, como também Eu não sou. Santifica-os na verdade; a Tua palavra é a verdade" (Jo 17:15-17).
Há um trabalho importante diante de cada um de nós. Pensamentos corretos e propósitos puros e santos não nos vêm espontaneamente. Temos que lutar por eles. [...] Os que estão sob controle do Espírito de Deus não buscarão seu prazer ou divertimento. Se Cristo reinar no coração dos membros de Sua igreja, eles atenderão ao apelo: "Saí do meio deles, e apartai-vos"
(2Co 6:17). "Não sejas participante dos seus pecados" (Ap 18:4).
Deus tem uma obra para Suas fiéis sentinelas ao se colocarem em defesa da verdade. Devem advertir e suplicar, demonstrando sua fé por meio de suas obras. Devem permanecer como Noé, em nobre e dedicada fidelidade, mantendo o caráter livre do mal que os cerca. Devem ser salvadores de pessoas, como foi Cristo. Os trabalhadores que assim são fiéis ao seu legado serão expostos ao ódio e à reprovação. Falsas acusações serão lançadas contra eles a fim de removê-los de sua elevada posição. Eles, porém, estão fundamentados na Rocha. Permanecem inamovíveis, advertindo, suplicando e repreendendo o pecado e o amor ao prazer por meio de sua retidão moral e vida sensata (Review and Herald, 28 de novembro de 1899).
quarta-feira, 27 de novembro de 2013
Um Reflexo de Cristo
E vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade. Efésios 4:24
Deus está desejoso de ver revelada em Seu povo a fé que opera pelo amor e purifica o ser, pois unicamente isso o adequará para a vida futura e imortal. Há uma grande obra a ser cumprida, e pouco tempo para realizá-la. A causa necessita de pessoas convertidas e consagradas que fazem do Senhor sua segurança. Por meio de tais obreiros, o Senhor revelará o poder de Sua graça. [...]
Meus irmãos e irmãs, que a verdade de Deus habite em seu coração por meio de uma fé santa e viva. A verdade bíblica deve ser compreendida antes que possa condenar a consciência e converter a vida. O povo remanescente de Deus deve estar convertido. A apresentação dessa mensagem visa à conversão e à santificação das pessoas. Devemos sentir nesse movimento a virtude do Espírito de Deus. Essa é uma mensagem maravilhosa e definitiva. Significa tudo para quem a recebe e deve ser proclamada em alta voz. Devemos ter fé verdadeira e constante no fato de que essa mensagem há de continuar aumentando de importância até o fim.
Cristo deseja ver Sua imagem refletida em cada coração renovado. Os que permanecem mansos e humildes de coração, Ele os tornará coobreiros de Deus. Nossos conflitos espirituais podem, muitas vezes, ser chamados de rebeliões espirituais. É o coração carente da submissão à vontade de Deus que tantas vezes nos coloca em dificuldade. Queremos seguir nossa vontade, e isso geralmente significa rebelião contra a vontade de Deus. Precisamos agir como Cristo agiu – lutar com o Pai, em oração, por força e poder para torná-Lo conhecido em nossas palavras e ações. [...]
Obedecer à ordem do Mestre e promover Sua obra na Terra deve ser o único objetivo e propósito de nossa vida. Haverá, então, crescimento, e o Espírito Santo trabalhará em nosso coração para transformar o caráter. Um espírito generoso se revelará em bondade e terna consideração pelos outros. O eu estará escondido com Cristo em Deus. Contemplando o caráter de Cristo, seremos transformados à Sua imagem.
Renunciemos ao eu e aceitemos Jesus Cristo como o caminho, a verdade e a vida. A fé nEle é a única ciência de valor. Ele é o representante vivo da obediência perfeita à Palavra eterna (Review and Herald, 26 de agosto de 1909).
terça-feira, 26 de novembro de 2013
Uma Igreja Aperfeiçoada
Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia. Colossenses 1:18
"Cristo amou a igreja e a Si mesmo Se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a Si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito" (Ef. 5:25-27).
Quando Deus concedeu Seu Filho ao mundo, tornou possível a homens e mulheres serem perfeitos mediante o uso de toda capacidade de seu ser para a glória de Deus. Em Cristo, deu-lhes as riquezas de Sua graça e o conhecimento de Sua vontade. [...]
A igreja ainda é militante em um mundo que está aparentemente envolto pelas trevas da meia-noite, piorando cada vez mais. Enquanto os requisitos de um claro "assim diz o Senhor" são ignorados pelo elemento mundano na igreja, a voz dos fiéis servos de Deus será fortalecida a fim de proclamar a solene mensagem de advertência. As obras da igreja que recebeu a luz para este tempo não correspondem às obras que devem caracterizar a igreja militante. O Senhor roga que os membros da igreja se vistam com as belas vestes da justiça de Cristo. [...]
Deus precisa de homens e mulheres que trabalhem na simplicidade de Cristo, a fim de levar o conhecimento da verdade àqueles que necessitam de seu poder transformador. A mensagem da justiça de Cristo deve ser proclamada desde uma até a outra extremidade da Terra. Nosso povo deve ser despertado a fim de preparar o caminho ao Senhor. A mensagem do terceiro anjo – a última mensagem de misericórdia a um mundo que perece – é altamente sagrada, extremamente gloriosa. Que a verdade vá como uma lâmpada a arder. Mistérios para os quais os anjos desejam bem atentar, que os profetas e reis e justos do passado desejaram conhecer, deve a igreja tornar conhecidos.
O maravilhoso sacrifício de Cristo em favor do mundo testifica o fato de que as pessoas podem ser resgatadas da iniquidade. Se romperem a amizade com Satanás e confessarem seus pecados, há esperança para elas. Pessoas pecadoras, [...] arruinadas podem se arrepender e ser convertidas. Dia a dia, podem formar um caráter semelhante ao de Cristo. Seres humanos podem ser recuperados, regenerados e aprender a viver [...] uma vida preciosa à semelhança de Cristo (Review and Herald, 22 de abril de 1909).
segunda-feira, 25 de novembro de 2013
Um Povo Santo
O justo se alegra no Senhor e nEle confia; os de reto coração, todos se gloriam. Salmo 64:10
Essa escritura será literalmente cumprida. Será sacudido tudo quanto possa ser sacudido, para que aquilo que não pode ser sacudido permaneça. Fico maravilhada ao considerar o passado, o presente e o futuro do povo de Deus. O Senhor terá um povo puro e santo que passará a prova. Todos os crentes precisam agora examinar o coração como que com uma vela acesa. [...]
Perante nós se apresenta a maravilhosa possibilidade de sermos semelhantes a Cristo: obedientes a todos os princípios da lei de Deus. Mas, de nós mesmos, somos completamente impotentes para alcançar esse estado. Tudo que existe de bom no ser humano vem a ele por meio de Cristo. A santidade que a Palavra de Deus declara que nós devemos ter antes de podermos ser salvos é resultado da atuação da graça divina, ao nos prostrarmos em submissão à disciplina e à refreadora influência do Espírito da verdade. [...]
A obra da transformação, da profanidade para a santidade, é obra contínua. Dia a dia, Deus atua para a santificação do ser humano, e deve o ser humano cooperar com Ele, empenhando esforços perseverantes no cultivo de bons hábitos. A maneira com que devemos operar nossa própria salvação é claramente especificada no primeiro capítulo da Segunda Epístola de Pedro. Constantemente, devemos acrescentar graça à graça. Assim procedendo em um plano de adição, Deus agirá em um plano de multiplicação. [...]
Deus fará mais do que cumprir as mais elevadas expectativas daqueles que nEle põem sua confiança. Deseja que nos lembremos de que, sendo nós humildes e contritos, estaremos no lugar em que Ele pode Se manifestar a nós, e Se manifestará. Ele Se agrada quando apresentamos misericórdias e bênçãos passadas como motivo para que Ele nos conceda bênçãos mais elevadas e maiores. Ele é honrado quando O amamos e damos testemunho da genuinidade de nosso amor, guardando Seus mandamentos. Sente-Se honrado quando pomos à parte o sétimo dia como sagrado e santo. Aos que isso fazem, o sábado é um sinal, "para que soubessem", diz Deus, "que Eu sou o Senhor que os santifica" (Ez 20:12). Santificação quer dizer habitual comunhão com Deus. Não existe algo tão grande e poderoso como o amor de Deus pelos Seus filhos (Review and Herald, 15 de março de 1906).
domingo, 24 de novembro de 2013
No poder do Espírito
Vi descer do Céu outro anjo, que tinha grande autoridade, e a Terra se iluminou com a sua glória. Apocalipse 18:1
Vemos diante de nós uma obra especial a ser feita. Devemos orar como nunca antes pela orientação do Espírito Santo. Busquemos ao Senhor de todo o coração, para que possamos encontrá-Lo. Recebemos a luz das três mensagens angélicas e precisamos agora tomar decididamente a dianteira, assumindo nossa posição ao lado da verdade. [...]
O conhecimento salvador de Deus realizará sua obra purificadora na mente e no coração de todo crente. A Palavra de Deus declara: “Então, aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados” (Ez 36:25). Esse é o derramamento do Espírito Santo, enviado por Deus para realizar Sua obra. A casa de Israel será cheia do Espírito Santo e batizada com a graça da salvação. [...]
Será apresentada [...] uma mensagem especial de verdade apropriada para este tempo, a qual deve ser recebida, aceita e posta em prática. [...] A verdade eterna da Palavra sobressairá livre de toda forma de erros sedutores e interpretações espiritualistas, livre de todos os quadros atrativos, fascinantes. Ao povo de Deus, serão insistentemente apresentadas falsidades, mas a verdade deve permanecer revestida de seus belos e puros vestidos. A Palavra, preciosa em sua influência santa e própria para elevar, não deve ser degradada ao nível dos assuntos comuns, efêmeros. Deve permanecer sempre afastada das ideias errôneas com que Satanás procura enganar, se possível, os próprios eleitos.
A proclamação do evangelho é o único meio pelo qual Deus pode empregar os seres humanos como Seus instrumentos para a salvação de outros. À medida que homens, mulheres e crianças proclamarem o evangelho, o Senhor abrirá os olhos dos cegos para ver Seus estatutos e escreverá Sua lei no coração do verdadeiro penitente. O vivificante Espírito de Deus, a operar por meio de agentes humanos, conduz os crentes a um só pensamento, um só coração, unidos em amor a Deus e em obediência aos Seus mandamentos – preparando-se aqui para a transladação. [...]
Que a obra de proclamar o evangelho de Cristo seja realizada com eficácia por meio da influência do Espírito Santo. Que nenhum crente, no dia do juízo que já começou, dê ouvidos às invenções do inimigo. A Palavra viva é a espada do Espírito. Misericórdias e juízos serão enviados do Céu. A obra da providência se revelará tanto em misericórdias como em juízos (Review and Heral
d, 13 de outubro de 1904).
sábado, 23 de novembro de 2013
Teorias Especulativas
Prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não. 2 Timóteo 4:2
A experiência do passado há de se repetir. No futuro, as superstições de Satanás assumirão novas formas. Erros serão apresentados de maneira agradável e lisonjeira. Falsas teorias, revestidas de trajes de luz, serão apresentadas ao povo de Deus. Assim procurará Satanás enganar, se possível, até os escolhidos. As mais sedutoras influências serão exercidas. Mentes serão hipnotizadas.
Corrupções de toda sorte, semelhantes às que prevaleciam entre os antediluvianos, serão introduzidas para levar cativo o entendimento dos homens.
A exaltação da natureza em lugar de Deus, a imoralidade desenfreada da vontade humana, o conselho dos ímpios, disso tudo se serve Satanás para conseguir certos fins. Ele empregará o poder de uma mente sobre outra para realizar seus desígnios. O pensamento mais triste de todos é o de que, sob sua enganosa influência, as pessoas terão uma forma de piedade, sem ter verdadeira ligação com Deus. Como Adão e Eva, que comeram o fruto da árvore da ciência do bem e do mal, muitos estão agora mesmo se alimentando com os enganosos bocados do erro.
Agentes satânicos estão vestindo teorias de roupagens atraentes, do mesmo modo que Satanás, no jardim do Éden, por intermédio da serpente, ocultou de nossos primeiros pais sua identidade. Esses agentes estão incutindo no espírito do ser humano o que na realidade é erro mortífero.
A influência hipnótica de Satanás repousará sobre os que se volvem da clara Palavra de Deus para fábulas agradáveis.
Satanás busca mais insistentemente assolar os que receberam mais luz. Ele sabe que, se conseguir enganá-los sob seu domínio, eles revestirão o pecado com trajes de justiça, levando muitos a se desviar.
Digo a todos: Estejam vigilantes, pois, como anjo de luz, Satanás está percorrendo todas as reuniões de obreiros cristãos. Em cada igreja, procura ganhar para seu lado os membros. Tenho que dar ao povo de Deus a advertência: "Não erreis. Deus não Se deixa escarnecer" (Gl 6:7). [...]
Andem de maneira firme e determinada, calçando os pés com a preparação do evangelho da paz. Estejam certos de que a religião pura e imaculada não é uma religião sensacionalista. Deus não pôs sobre ninguém o encargo de estimular o apetite pelas doutrinas e teorias especulativas. Meus irmãos, não ensinem isso. Não permitam que tais coisas façam parte de sua experiência. Não seja por elas manchada a obra de sua vida (Review and Herald, 3 de março de 1904).
sexta-feira, 22 de novembro de 2013
Perseverando na fidelidade
Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. Mateus 25:21
Meu marido me deixou com três filhos para criar. Em 1984, quando conheci a Igreja Adventista do Sétimo Dia, eu morava em Espigão do Oeste, RO. Trabalhava como doméstica e estava com dificuldades para conseguir emprego, pois já estava guardando o sábado. Então, fiz um pacto com Deus: se Ele me desse um emprego com o sábado livre, eu seria fiel nos dízimos.
Minha irmã me motivou a procurar os vereadores da cidade para pedir emprego. Três semanas após o pedido, fui procurada e me fizeram uma proposta de emprego. No mesmo instante, pegaram meus documentos e levaram para Porto Velho, para fazerem a contratação.
No ano 2000, fui demitida por questões políticas. Durante o período em que fiquei desempregada (três anos e meio), passei por muitas dificuldades. Mas continuei sendo fiel nos dízimos, mesmo com pouco.
Certa ocasião, aconteceu que recebi o aluguel de uma casinha que eu tinha no fundo de casa. O valor recebido era de 70 reais. Vinte reais eram para pagar uma conta. Eu os deixei em casa. Os 50, levei para trocar: tiraria sete reais para o dízimo, 13 para pagar uma conta e 18 para outra conta. Quando cheguei à loja para pagar uma das contas e entreguei os 50 reais, a lojista me devolveu 50 e disse que eu havia entregue 100 (duas notas de 50). Insisti, mas a lojista confirmou. No momento, achei que o inquilino tivesse dado dinheiro a mais, mas perguntei-lhe e ele disse que não. Então, entendi que havia sido uma bênção divina por minha fidelidade a Deus. Durante esse período, eu trabalhava como doméstica. Recebia 100 reais e os 70 do aluguel, mas nunca deixava de devolver o dízimo.
Depois de algum tempo, com a mudança de governo, os funcionários demitidos foram recontratados. Assim, trabalho até hoje no Departamento de Estradas e Rodagens, e já estou com quase 30 anos de serviço. Comprei uma casa e até a reformei. E continuo sendo fiel a Deus no pouco e no muito.
O Trabalho nas Cidades
No sábado seguinte, afluiu quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus. Atos 13:44
A mensagem do terceiro anjo de Apocalipse 14 deve agora ser proclamada não só em países distantes, mas também em lugares negligenciados por perto, em que há multidões não advertidas e perdidas. Deus está chamando Seu povo atual para uma obra longamente adiada. Firmes esforços devem ser feitos para iluminar aqueles que nunca foram advertidos. O trabalho nas cidades deve ser agora considerado de especial importância. Que os trabalhadores sejam cuidadosamente selecionados para trabalhar de dois em dois nas cidades, em harmonia com o conselho de líderes experientes e sob a direção e comissão de Jesus Cristo.
Deus deseja que Seu povo trabalhe em perfeita harmonia no esforço de levar a verdade para as cidades. Fui instruída a chamar a atenção dos crentes para essa questão, até que eles sejam despertados para sua importância. Que lábios imprudentes não expressem palavras de desânimo, mas que todos os responsáveis se unam a fim de planejar o cumprimento dessa obra, cientes de que Aquele que conduziu Seus servos até aqui não os decepcionará neste momento de especial necessidade. Anjos de Deus irão adiante dos trabalhadores e serão seu auxílio. Anjos estarão presentes nas assembleias para impressionar o coração dos ouvintes. [...]
A obra dos apóstolos na igreja cristã primitiva foi caracterizada por manifestações maravilhosas do poder de Deus na vida dos crentes. Por meio da inspiração do Santo Espírito, multidões foram levadas ao conhecimento
da verdade como ela é em Cristo Jesus. As necessidades do mundo atual não são menores do que foram nos dias dos apóstolos. Os que trabalham em favor da salvação de outros, neste tempo de impenitência e descrença, devem se submeter plenamente a Deus e trabalhar em união com a sabedoria celestial. O poder do Espírito Santo acompanhará o trabalho daqueles que dedicam sem restrição suas energias e tudo o que possuem para o cumprimento da obra que deve ser feita nos últimos dias. Anjos do Céu cooperarão com eles, e muitos serão levados ao conhecimento da verdade. Alegremente assumirão sua posição ao lado do povo de Deus, que guarda Seus mandamentos. Recursos afluirão aos tesouros. Vigorosos trabalhadores se levantarão. Os campos inadvertidos das grandes regiões além serão trabalhados. A obra em breve será concluída com triunfo (Review and Herald, 7 de abril de 1910).
quinta-feira, 21 de novembro de 2013
O Perdão de Deus Não é Impossível
Se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará. Mateus 6:14
Cristo nos ensinou a orar: "Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores" (Mt 6:12). Mas é dificílimo, mesmo para os que afirmam ser seguidores de Jesus, perdoar como Cristo nos perdoa. É tão pouco praticado o espírito do verdadeiro perdão, e são tantas as interpretações acerca do que Cristo requer, que se perdem de vista sua força e beleza. Temos opiniões muito incertas relativas à grande misericórdia e benignidade de Deus. Ele é cheio de compaixão e perdão, e nos perdoa abundantemente quando em verdade nos arrependemos e confessamos nossos pecados. [...] Devemos introduzir em nosso caráter o amor e a compaixão revelados na vida de Cristo. [...] Se recebemos o dom de Deus e o conhecimento de Jesus Cristo, temos uma obra a fazer em favor de outro Devemos imitar a longanimidade de Deus por nós. O Senhor requer de nós, para com os Seus seguidores, o mesmo trato que dEle recebemos. Devemos exercer paciência, ser bondosos, mesmo quando não satisfaçam em todo particular as nossas expectativas. O Senhor espera que sejamos compassivos e amorosos, que tenhamos um coração solidário. Deseja que revelemos os frutos da graça de Deus na conduta de uns para com os outros. Cristo não nos disse para tolerar o próximo. Ele afirmou: "Amarás a teu próximo como a ti mesmo" (Tg 2:8). Isso significa muito mais do que professos cristãos têm praticado em sua vida diária. [...]
Cristo continua a ensinar que os princípios da lei de Deus atingem até mesmo os intentos e propósitos da mente. Claramente afirma que, se fielmente guardarmos os dez preceitos, amaremos nosso próximo como a nós mesmos. [...]
A vida religiosa coerente, a conversação santa, o exemplo piedoso e a benevolência sincera caracterizam os representantes de Cristo. Eles trabalharão para arrancar os pecadores [do poder do mal] como brasas retiradas do fogo. Executarão cada dever fielmente, tornando-se, assim, um farol.
Aproximamo-nos do juízo. Talentos nos foram confiados. Que nenhum de nós, no fim, seja condenado como servo infiel. Proclamemos as palavras de vida aos que estão em trevas. Que a igreja seja fiel ao seu legado. Suas fervorosas e humildes orações tornarão eficaz a apresentação da verdade, e Cristo será glorificado (Review and Herald, 19 de maio de 1910).
quarta-feira, 20 de novembro de 2013
A Conclusão da Obra
Eis que venho sem demora, e comigo está o galardão. Apocalipse 22:12
Considere o mundo atual. É a voz da oração ouvida em meio ao ruído da confusão? Altares são estabelecidos, mas não é a Deus que os sacrifícios são oferecidos. Os impostores, ladrões e assassinos são muitos. O orgulho em virtude de uma ascendência nobre ou da riqueza contribui para a obra da destruição do ser. A avareza, a sensualidade, a malícia são as características dominantes. Milhares estão à beira da perdição. Você percebe muitos deles perdidos, completamente perdidos, enquanto os supostos cristãos dormem o sono da indiferença?
Necessita-se de homens e mulheres fervorosos, abnegados, que se dirijam a Deus e, com forte clamor e lágrimas, intercedam pelas pessoas que se acham à beira da ruína. [...] Cristo deu a vida para salvar os pecadores. Diz Ele a Seus seguidores: "Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura" (Mc 16:15). "E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século" (Mt 28:20). Ele nos apresentou a obra a ser realizada e declarou que concederá poder para o seu cumprimento. [...]
A obra está sendo finalizada rapidamente e, por toda parte, aumenta a impiedade. Temos apenas pouco tempo para trabalhar. Deus não quer que ninguém pereça. Providenciou tudo para a salvação de todos. Se Seu povo avançasse como deveria, proclamando o convite de misericórdia, muitas pessoas seriam conquistadas para Cristo. Despertemos da sonolência espiritual e consagremos ao Senhor tudo o que temos e somos. Seu Espírito permanecerá com os verdadeiros missionários, proporcionando-lhes poder para o serviço. Deus é uma fonte transbordante de eficiência e força. O Evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê. Quando esse poder for utilizado, veremos que ele é mais do que suficiente para superar o poder do inimigo.
É impossível à pessoa que crê em Cristo ver a obra que precisa ser feita e nada fazer. Diariamente, devemos receber do Céu o bálsamo curador da graça de Deus para reparti-lo com os necessitados e sofredores. Sobre a igreja de Deus estão as mais sagradas responsabilidades e os mais gloriosos privilégios. Todos os que creem na mensagem da breve volta de Cristo sairão para fazer algo pelo Mestre. [...] Através da obediência prática à ordem divina, sua confiança aumentará, e seus talentos se multiplicarão (Signs of the Times, 28 de novembro de 1906).
terça-feira, 19 de novembro de 2013
A Mensagem do Povo Remanescente
Vi outro anjo voando pelo meio do Céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a Terra. Apocalipse 14:6
O décimo quarto capítulo de Apocalipse descreve a obra a ser realizada pelo povo de Deus, logo antes do segundo advento de nosso Salvador. Ali são apresentadas três mensagens que devem ser proclamadas a todos os habitantes do mundo.
João escreveu a respeito de um anjo que viu voar "pelo meio do Céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a Terra, e a cada nação, e tribo, e língua, e povo. [...] Seguiu-se outro anjo, [...] dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia. [...] Seguiu-se a estes outro anjo, o terceiro, dizendo, em grande voz: Se alguém adora a besta e a sua imagem e recebe a sua marca na fronte ou sobre a mão, também esse beberá do vinho da cólera de Deus" (Ap 14:6, 8-10).
Esses três anjos representam o povo que aceita a luz das mensagens de Deus e vão como agentes dEle fazer soar a advertência por toda a extensão e largura da Terra. Cristo declara a Seus seguidores: "Vós sois a luz do mundo" (Mt 5:14). A toda pessoa que aceita a Jesus, diz a cruz do Calvário: "Vede o valor da alma. 'Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura' (Mc 16:15)." Não se deve permitir que coisa alguma impeça essa obra. É a obra mais importante para este mundo. Ela deve ser de tão vasto alcance como a eternidade. [...]
Deus está chamando Sua igreja hoje, como havia chamado o antigo Israel, a fim de erguer-se como luz na Terra. Pela poderosa espada da verdade, as mensagens do primeiro, segundo e terceiro anjo, Deus tem separado um povo das igrejas e do mundo para trazê-lo a uma santa proximidade dEle. Ele os fez depositários de Sua lei e confiou-lhes as grandes verdades da profecia para este tempo. Como as Santas Escrituras confiadas ao antigo Israel, estas são um sagrado depósito a ser comunicado ao mundo. [...]
No desfecho dessa controvérsia, toda a cristandade estará dividida em duas grandes classes – os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus, e os que adoram a besta e sua imagem e recebem o seu sinal. [...] O profeta de Patmos contemplou "os que saíram vitoriosos da besta, [...] e tinham as harpas de Deus. E cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro" (Ap 15:2, 3) (Signs of the Times, 25 de janeiro de 1910).
segunda-feira, 18 de novembro de 2013
Fonte da Verdade
Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. João 14:6
Se as igrejas estabelecidas em nosso mundo seguissem a Cristo, orariam como Cristo orou, e o resultado de suas orações seria visto na conversão de pessoas, pois ao ser aberta a comunicação entre o ser humano e Deus, uma influência divina é projetada sobre o mundo. Quando os membros da igreja habitam em Cristo, sua vida apresenta um testemunho eficaz. Eles cumprem as palavras de Cristo: "Vós sois as Minhas testemunhas" (Is 43:10). Por meio de sua influência [...], por preceito e exemplo, dizem: "Venham", "eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!" (Jo 1:29). [...]
Jesus é a fonte do conhecimento, a casa do tesouro da verdade. Ele desejava abrir perante Seus discípulos os tesouros de infinito valor, para que, por sua vez, eles pudessem abri-los a outros. Mas por causa da cegueira deles, Ele não lhes pode revelar os mistérios do reino do Céu. Disse-lhes: "Ainda tenho muito que vos dizer; mas vós não o podeis suportar agora" (Jo 16:12). A mente dos discípulos foi grandemente influenciada pelas tradições e normas dos fariseus, que colocaram os mandamentos de Deus no mesmo nível de suas invenções e doutrinas. Os escribas e fariseus não receberam nem ensinaram as Escrituras em sua pureza original, mas interpretaram a linguagem da Bíblia de tal maneira que expressasse pontos de vista e proibições que Deus jamais revelara. Criaram uma compreensão abstrata sobre os escritos do Antigo Testamento e obscureceram aquilo que o Deus infinito havia revelado de forma simples e clara. Tais homens cultos colocaram diante do povo suas ideias e responsabilizaram os patriarcas e profetas por coisas que jamais proferiram. Esses falsos mestres enterraram as preciosas joias da verdade sob o entulho das próprias interpretações e normas, e ocultaram as especificações mais claras da profecia relativa a Cristo. [...]
Ao vir o Autor da verdade para o nosso mundo e se tornar um intérprete vivo de Suas leis, as Escrituras foram abertas aos homens como uma nova revelação, pois Ele as ensinou como alguém que tem autoridade, como alguém que sabe do que está falando. A mente das pessoas foi confundida a tal ponto pelos falsos ensinos, que elas não foram capazes de compreender plenamente o significado da verdade divina. Ainda assim, foram atraídas ao grande Mestre, declarando: "Jamais alguém falou como este Homem"
(Jo 7:46) (Signs of the Times, 11 de setembro de 1893).
Assinar:
Postagens (Atom)